domingo, 29 de maio de 2011

Domingo de sol BOMBANDO!

Domingão de sol e com feira de livros na cidade é um convite para ir prá rua correndo.

O Mirko continua viajando e eu vou à luta! Kakakakakak! Primeiro dei uma passadinha no parque para pegar um sol, de biquini, claro. Sempre quis fazer isso e perdi total o pudor, quando o calor aumentou e eu vi o povo tomando sol de sunga, short e biquini. É normal, quando não se tem praia, portanto, aderi!

Em seguida, depois de torrar por quase duas horas (e o sol aqui queima que é uma beleza e o verão ainda nem chegou!) e de ficar dourada, garota carioca  : ) fui dar uma volta pela feira de livros da cidade e comprei um gibis para criança em alemão, claro, para treinar mais a minha leitura.

No caminho, a fome estava negra e decidi comer um curry wurst com uma batinha frita (pequena) saída na hora. A batata vinha acompanhada de uma maionose senacional. Fome vencida! Essa, aliás, é uma das grandes pedidas aqui na Alemanha - curry wurst. É uma salsicha branca, grelhada e fatiada, com um molho de tomate, tipo ketchup, um pouco mais apimentado e com curry por cima. Acompanhado dessas batatinhas fritas (pommes frites) é muito bom! Fica a dica de um snack gostoso na Alemanha.


Depois do curry wurst tomei um sorvete de iogurte com morangos e fui caminhar na beira do rio Neckar. Tirei algumas fotos das margens do rio com as flores lindas que a Prefeitura acabou de colocar nas sacadas das pontes e que deram um "tchan" na cidade. Tá linda demais! 

Eu queria ter andado de barquinho, de pedalinho, mas a fila estava imensa e eu não tive saco de esperar. Tinha que ter chegado mais cedo. O rio estava totalmente congestionado de barquinhos de todos os tipos. Um barato! Nos barcos maiores, tem um condutos, tipo os gondoleiros de Veneza e as pessoas levam comida, cerveja e até pequenas churrasqueiras e passam o dia prá cima e prá baixo fazendo um churras no rio.

O povo se diverte! É um programa muito legal para as crianças, porque o rio tá cheio de patinhos e cisnes babies, que nadam atrás das mães muito atrapalhados. É fofo demais de se ver! As crianças elouquecem, porque eles seguem os barcos para pegar pedacinhos de pão!

Foi isso, meu povo! Bom domingo prá vcs aí no Brasil, porque o meu, por aqui, já está acabando...

Lilian










Biblioteca Pública de Tübingen


Estou eu aqui de novo, depois de um tempo ausente no blog. Eu posso demorar, mas nunca vou abandonar esse blog... várias coisas aconteceram e com o tempo tudo será contado aqui!

Mirko está mais uma vez viajando a trabalho para o Brasil e eu estou novamente sozinha e fazendo várias limonadas dos meus limões!

O legal desses últimos dias foi que fiz uma excursão da escola para a Biblioteca Pública da cidade.

Prá começar já achei a iniciativa o máximo, porque ficar só na sala de aula (as aulas são todos os dias, durante 4 horas...) como vem sendo normalmente é bem sacal às vezes.

Chegamos na biblio e tinha um grupo de três pessoas esperando a gente. Nos colocaram numa sala e nos fizeram uma palestra rápida sobre a biblioteca, o que tinha em cada andar, quanto custava ser sócio e as vantagens. Na palestra usaram um data show e foi fácil de entender. Depois a palestrante pediu que nos apresentássemos e falássemos de onde éramos e se tínhamos o hábito de ir à biblioteca em nossos países de origem. Fiquei pasma, porque quase todos os meus amigos (somos 14 agora) ou nunca tinham sequer pisado numa biblioteca ou tinham ido muito pouco apenas quando eram estudantes...

A responsável pela nossa visita era a Coordenadora da biblioteca, uma moça com seus 40 anos, super riponga, mas com cara de gente boa. Ela não falava nada, só anotava o que nós dizíamos e abriu um super sorriso para mim quando eu disse que era brasileira e passei metade da minha vida, seja no colégio, ou na universidade, ou, depois, estudando para concursos, dentro de uma biblioteca. Acho que ela sinceramente não esperava ouvir isso de uma brasileira (querendo ou não existe uma idéia ainda bem distorcida do Brasil por aqui...)

Depois da palestra e apresentações fomos conhecer a biblioteca e aprender a buscar livros nos computadores, com exercícios que eles elaboraram para a nossa turma. Super tranqüilo e fácil, mesmo sistema de busca das bibliotecas do Brasil.

Para se associar à biblioteca basta levar o passaporte e pagar uma taxa, dependendo do tempo em que desejar se associar: 2 meses – 3 euros, 6 meses – 8 euros e 1 ano – 15 euros. Bom né?

A biblioteca não é imensa (a cidade tem pouco mais de 100 mil habitantes), mas ainda assim é muito versátil e tem um acervo bem legal! No meio do primeiro andar tem um jardim de inverno com um bistrô, onde você pode ler um livro no sol, tomando um café ou suco. Grande sacada... 

Eu fiquei muito feliz por ter descoberto essa biblioteca. Para mim é a certeza de não ficar mais entediada aqui, especialmente quando o meu marido está viajando.  O mais legal de tudo é a parte sobre o Brasil. Livros de todos os nossos escritores, como Jorge Amado, Moacir Scliar, Lya Luft.... Na parte dos DVD’S encontrei os últimos DVDs de Vanessa da Matta e Nando Reis.. enfim... muito bom, né?

Segue a foto da biblioteca, com o povo da minha sala no curso. Essa biblio agora será o meu segundo lar!

Beijos mil!






Total de visualizações de página