domingo, 29 de maio de 2011

Biblioteca Pública de Tübingen


Estou eu aqui de novo, depois de um tempo ausente no blog. Eu posso demorar, mas nunca vou abandonar esse blog... várias coisas aconteceram e com o tempo tudo será contado aqui!

Mirko está mais uma vez viajando a trabalho para o Brasil e eu estou novamente sozinha e fazendo várias limonadas dos meus limões!

O legal desses últimos dias foi que fiz uma excursão da escola para a Biblioteca Pública da cidade.

Prá começar já achei a iniciativa o máximo, porque ficar só na sala de aula (as aulas são todos os dias, durante 4 horas...) como vem sendo normalmente é bem sacal às vezes.

Chegamos na biblio e tinha um grupo de três pessoas esperando a gente. Nos colocaram numa sala e nos fizeram uma palestra rápida sobre a biblioteca, o que tinha em cada andar, quanto custava ser sócio e as vantagens. Na palestra usaram um data show e foi fácil de entender. Depois a palestrante pediu que nos apresentássemos e falássemos de onde éramos e se tínhamos o hábito de ir à biblioteca em nossos países de origem. Fiquei pasma, porque quase todos os meus amigos (somos 14 agora) ou nunca tinham sequer pisado numa biblioteca ou tinham ido muito pouco apenas quando eram estudantes...

A responsável pela nossa visita era a Coordenadora da biblioteca, uma moça com seus 40 anos, super riponga, mas com cara de gente boa. Ela não falava nada, só anotava o que nós dizíamos e abriu um super sorriso para mim quando eu disse que era brasileira e passei metade da minha vida, seja no colégio, ou na universidade, ou, depois, estudando para concursos, dentro de uma biblioteca. Acho que ela sinceramente não esperava ouvir isso de uma brasileira (querendo ou não existe uma idéia ainda bem distorcida do Brasil por aqui...)

Depois da palestra e apresentações fomos conhecer a biblioteca e aprender a buscar livros nos computadores, com exercícios que eles elaboraram para a nossa turma. Super tranqüilo e fácil, mesmo sistema de busca das bibliotecas do Brasil.

Para se associar à biblioteca basta levar o passaporte e pagar uma taxa, dependendo do tempo em que desejar se associar: 2 meses – 3 euros, 6 meses – 8 euros e 1 ano – 15 euros. Bom né?

A biblioteca não é imensa (a cidade tem pouco mais de 100 mil habitantes), mas ainda assim é muito versátil e tem um acervo bem legal! No meio do primeiro andar tem um jardim de inverno com um bistrô, onde você pode ler um livro no sol, tomando um café ou suco. Grande sacada... 

Eu fiquei muito feliz por ter descoberto essa biblioteca. Para mim é a certeza de não ficar mais entediada aqui, especialmente quando o meu marido está viajando.  O mais legal de tudo é a parte sobre o Brasil. Livros de todos os nossos escritores, como Jorge Amado, Moacir Scliar, Lya Luft.... Na parte dos DVD’S encontrei os últimos DVDs de Vanessa da Matta e Nando Reis.. enfim... muito bom, né?

Segue a foto da biblioteca, com o povo da minha sala no curso. Essa biblio agora será o meu segundo lar!

Beijos mil!






0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página