sábado, 7 de julho de 2012


Parece até que foi pensado, mas há quase um ano atrás, eu me despedia do blog com um “até a volta”, porque viajei de férias para o Brasil. A pausa que deveria ter sido breve acabou muito mais longa do que imaginava. Ficou até simpático deixar o blog congelado com um post de despedida de férias, mas a verdade é que essa não foi a intenção e muitos pensaram que eu voltei de vez para o Brasil, mas não...

Nesse período, muitas e muitas coisas aconteceram, a gravidez complicou um pouquinho, tive diabetes e insuficiência na placenta, me mudei de Tübingen para Nehren, uma aldeiazinha nos arredores da cidade, minha filha nasceu linda e maravilhosa, mas pequenina e requerendo maiores cuidados, enfim... muito trabalho, uma luta só, até que eu finalmente pudesse respirar fundo e decidir retirar o meu amado blog do “coma induzido”, como gosto de falar.

Ainda não tenho vida mansa não! Continuo vivendo os prazeres e desprazeres de ser uma mãe brasileira e de primeira viagem na Alemanha, sem empregada, babá, passadeira e faxineira (agora eu mesma fiquei cansada só de pensar que acumulo todas essas funções!). Só que agora tenho uma novidade sensacional!

Nos mudamos para Berlin!

Isso mesmo! Meu marido mudou de emprego e estamos nós de novo com o pé na estrada, dessa vez levando a pequena à tira colo. Gente, fazer mudança com um bebê não é brincadeira não, só mesmo com muito jogo de cintura e bom humor... Mas o que importa é que estamos aqui, em Berlin, amando e nos adaptando à vida nessa cidade fantástica e GRANDE, que nos oferece tudo o que precisamos e um pouco mais!

Confesso que apesar de ser uma garota de cidade grande, já estava acostumada com a vida super pacata que levava em Tübingen, que é 5 vezes menor que Niterói, para vocês terem uma idéia. Estamos aqui há três dias e já matei as saudades do engarrafamento de sexta-feira, já vi gente drogada no metrô, malucos prá todos os lados e viciados no parque perto da minha casa. Coisas de cidade grande, que acho que ninguém se acostuma, certo? Tirando as mazelas de se viver numa big city, o resto tem sido só curtição.

Estamos em Charlottenburg provisoriamente, apertadinhos num apartamento pequenino, até encontrarmos o nosso futuro apê. Os amigos que conhecem Berlin, moram aqui ou são daqui, já tinham nos falado que esse bairro é muito legal e pelo pouco que já vi, concordo plenamente. Na minha modesta opinião, estamos no Leblon de Berlin. EEEBBBBBAAAAAAAAAAAAAAAA! Ruas arborizadas, becos charmosos, lojinhas de bairro, cafés com livraria, lounges no meio da calçada, champanherias, bistrôs e restaurantes chics e transados. Fora os shoppings e as lojas de grife da Savigny Platz e K’damm (Kurfürstendamm, como eles aqui falam). Isso só aqui em Charlottenburg, tá?

 Aliás, Berlin tem 60 Shoppings Centers. O 61° será inaugurado no final do ano. Eu não sabia, mas aqui também tem as Galerias Lafayette e todas as lojas de grife que vocês podem imaginar. Nada para o meu bico, mas olhar vitrine não mata! ADORO!

Além disso, Charlotte, como a chamo carinhosamente, assim como todo o resto de Berlin é MUITO cosmopolita, como todos já sabem. Estou impressionada! Uma coisa é ouvir, a outra é ver! Do lado do nosso prédio, tem um restaurante típico de Gahna, os donos e empregados nem alemão falam, só inglês. Na outra esquina, comida típica russa, várias cantinas italianas e uma Steak House argentina. Restaurantes com comida tailandesa, chinesa e vietnamita, já vi vários. Também achamos, bem perto, comida naturalista e macrobiótica, este, aliás, se chama “Natural – mente.”

Dobrando a esquina, tem os salões de beleza do bairro, manicure (que aqui, na maioria, são só prá colocar unhas de porcelana, tirar uma cutícula que é bom... nada!...), os massagistas, antiquários e até um cinema erótico! KAKKAKAKAK!      

Ainda assim, apesar dessa Babel de sabores, culturas, línguas e gostos ainda se pode encontrar o alfaiate do bairro, lojinhas de ferragens, açougues, barraquinhas de curry wurst, etc... vida de bairro, que aqui eles chamam “Kiez”, numa grande metrópole. Estamos fascinados por Berlin!

Charlottenburg ainda tem um parque lindo - Schloss Charlottenburg, onde se situa o museu e castelo da rainha Sophie Charlotte, que deu nome ao bairro. É perfeito para correr e passear com o carrinho. Muitas pessoas tomam sol no gramado no verão. Na falta de Itaquatiara, Camboinhas e afins vou fazer o mesmo, com certeza!

O Estádio Olímpico também fica aqui e é o estádio do clube de futebol de Berlin, o Hertha Berlin BSC, que foi rebaixado para a segundona ano passado.

AHHHHHHHHHH gente! O Zoológico de Berlin, que é o maior do país e da Europa, também fica aqui! Assim que eu for dedicarei um post exclusivo sobre. Amo Jardins Zoológicos!

Enfim, ainda estou descobrindo tudo e aprendendo sobre a cidade. Mas o que já sei, com certeza, é que se alguém por aí planeja vir para a Europa, Berlin TEM que ser um destino incluído. É linda, cosmopolita e BARATA. Perto de outras capitais da Europa, Berlin é considerada a mais barata. Também é barata em comparação ao o sul da Alemanha, onde morávamos, especialmente em relação à comida e aluguel. Aqui pagamos 3.50 por uma cerveja grande. No Biergarten que freqüentávamos em Nehren esse era o preço da pequena (vejam bem qual foi o parâmetro escolhido!)

Visão frontal do castelo de Charlottenburg. Do lado de casa! Muito legal!

Charlottenburg Schloss

Champanheira - lounge da Veuve Cliquot em Charlottenburg...




Torre da TV lá no fundo...

Catedral





Camelô vendendo caps típicos da segunda guerra. Poderia comprar  todos. Achei muito retrô!

Taxi deascolado de Berlin! O motorista também é guia turístico!

Cafés básicos na beira do rio, ai ai !

Lojinha no centro de Berlin. Tudo em madeira para as crianças. Tmbém temos muitas parecidas no Brasil!

Foi assim que vi o Bradenburger Tor, pelo carro! (Sienna estava morta!)
Assim que for visitando os pontos turísticos e lugares interessantes, vou postando aqui, aos poucos. Tudo com muita calma, porque temos um bebê de 6 meses e ela é a prioridade para tudo. Será um grande desafio explorar essa cidade linda pelos olhos de um bebê. No mínimo interessante!

Seguem algumas fotos dos passeios dos últimos dias!

Beijos em todos, estou muito feliz de ter voltado!

Até breve!

1 comentários:

Anônimo disse...

Lila!!!!! Adoramos seu post no blog! Lá em NOva Petrópolis a cultura e língua alemã é muito forte. Todos tem sobrenomes alemães, todos falam alemão e as lojas e restaurantes tem nomes alemães. Almoçamos um dia num restaurante que tb se chamava Biergarten. O dono do hotel nos explicou que significa jardim de cerveja! rsrsrs Nos lembramos muito de vcs nessa viagem... Depois te conto tudo. TÔ feliz pela volta do blog. Beijos, JÔ e Di

Postar um comentário

Total de visualizações de página