sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Stuttgart Arena – O primeiro jogo de futebol na Alemanha

Quando assistia aos jogos de futebol do campeonato alemão pela televisão ficava sempre estarrecida com a capacidade dos torcedores em agüentar o frio nos jogos em pleno inverno. Sempre achei inacreditável a disposição dessa gente para sair de casa com temperaturas negativas para torcer pelo time ao vivo no estádio. Tudo bem que eu faria isso pelo Botafogo, mas...

Fato é que ontem eu fui assistir, pela primeira vez, a um jogo de futebol fora do país, no inverno. Fui ao estádio do VFB – Stuttgart, mais conhecido como Stuttgart Mercedes Benz Arena (onde aconteceram vários jogos da Copa de 2006). O Stuttgart é time do Mirko e o mais importante da região. O jogo valia vaga na próxima fase da copa da UEFA, ainda no esquema do mata-mata. Stuttgart x Benfica (que os alemães chamam de Lissabon)


Já acordei super animada, porque amo futebol e isso para mim foi como que a realização de um sonho. Pensei no meu irmão o dia todo e em como eu queria que ele estivesse aqui comigo, meu super companheiro de arquibancadas. Contei prá todo mundo no curso que eu ia assistir ao jogo, mas prá quem não liga para futebol a emoção foi zero. Não importa, porque eu estava amarradona!

O ÚNICO PROBLEMA ERA O FRIO.

O Mirko já acordou dizendo que eu tinha que me preparar como se a gente estivesse indo esquiar, porque o jogo começava às 21 horas e a temperatura a essa altura já está bem baixa. Eu tava tão empolgada que nem liguei.

O Stuttgart está à beira do rebaixamento no Campeonato Alemão (Bundesliga) e essa era a chance de lavar a alma e continuar participando de uma competição importante na Europa. No entanto, o jogo não era fácil. O Benfica ganhou em casa no jogo de ida, o que significava a importância vital de uma vitória em casa por dois gols a zero, no mínimo.

Chegamos lá e apesar do frio já cortante e bem desagradável, os torcedores estavam em polvorosa e super animados. Já de cara localizei os insanos dos portugueses que vieram para o jogo. Passaram ao meu lado em um grupo muito, muito grande gritando loucamente: “vamos lá Benfica, vamos lá, Benfica, vamos lá Benfica!”. Sotaque inconfundível do nosso português.

Eu preciso dizer que AMMMMOOOO a atmosfera que cerca o estádio antes de uma partida de futebol importante! Todo mundo esperançoso, animado, as torcidas chegando. Muito legal!






O visual do estádio do lado de fora foi de perder o fôlego. Comprei um cachecol do Stuttgart e fui para o bar do estádio tomar uma cerva antes do jogo, que é a tradição dos amigos do Mirko.  Parênteses para dizer que quase todo estádio de futebol na Alemanha tem um bar com telões, cerveja de todos os tipos e pão com lingüiça, claro! Éramos apenas duas meninas e vários homens e nossos assentos eram longe dos deles, porque não conseguimos comprar todos juntos. Tudo bem! Faltando 25 minutos para o jogo começar eu não agüentei mais esperar os homens esvaziarem os seus copos e quis logo entrar no estádio com a Irina, porque queria ver o visual por dentro, os times aquecendo e bater umas fotos com a minha máquina recém saída do coma.






Entramos no estádio e mais uma vez perdi a respiração. Grama perfeita, iluminação idem e música ambiente. Os estádios de futebol aqui tocam música antes do jogo e durante a partida, nas substituições de jogadores, entram uns trechos de música, como nas partidas da NBA. Adorei!










O jogo começou e com 15 minutos já percebi que o negócio tava feio pro nosso lado. No meio do primeiro tempo saiu o gol do Benfica e para minha surpresa, percebi que estava rodeada de portugueses, que estavam super calados até então. A torcida do Benfica explodiu e várias pessoas tiraram a camisa. Eu não estava acreditando no que via, tinham uns cinco garotos na torcida do Benfica sem camisa e eu, toda encapotada, estava parecendo a rena do nariz vermelho.  Os cinco, com certeza, pegaram pneumonia dupla.

Já quase no final do primeiro tempo o goleiro do Stuttgart se chocou num lance com o atacante do Benfica e caiu no campo desacordado. Foi assustador. Entraram os paramédicos e ele foi para o hospital sem mexer um músculo. Acho que isso foi a pá de cal para a motivação do time. O goleiro era novo, primeiro jogo dele no time e aconteceu isso. O espírito do time ficou totalmente abalado, mas não o da a torcida do Stuttgart, que tava lá linda, gritando o jogo todo, apesar de tudo. Me lembrei da raça da torcida do meu Botafogo e me deu vontade de chorar...

Mas, o jeito de torcer é super diferente. A Irina estava me explicando que eles tem música para cantar nas jogadas de ataque e de defesa e tem momentos em que gritam para todos ficarem de pé. É muito legal. Fica um cara com um megafone gritando antes o que eles têm que gritar em seguida. Tudo ensaiado. Amei!

Como não estava no meio da torcida gritando e me mexendo, no final do primeiro tempo já estava totalmente anestesiada de frio e me lembrei dos meus pensamentos no Brasil assistindo a esses jogos pela televisão e achando graça dos torcedores loucos que se dispunham a isso...

Começou o segundo tempo e o Benfica ainda dominando. Não demorou muito para sair o segundo gol, de falta. Depois dessa os meninos levantaram, por causa da meleca de jogo e do frio e foram assistir ao resto da partida no bar. Eu, como boa botafoguense, não quis ir embora, porque achei que ainda havia esperança num milagre. Mas não deu. Faltando cinco minutos para terminar o jogo, eu e Irina pedimos arrego de frio e fomos encontrar os garotos. 2 X 0 para o Benfica.

Foi muito triste ver o Stuttgart perder no meu primeiro jogo, até mesmo porque eu sou super supersticiosa e já fiquei com um pé atrás de ir aos próximos. Mas eu adotei esse time no meu coração e o espetáculo em si foi muito legal!!! Já não vejo a hora de ir de novo, mas, com certeza, vou esperar chegar a primavera e o termômetro marcar temperaturas de dois dígitos...

PS: Acho que a minha câmera morreu de novo... Pode ter sido o frio...

2 comentários:

Norma disse...

jogão hein lilian!!! não curto muito futebol mas, depois do vascão, sou amarradona no fogão, 1x1 pra nós duas! rsrsr... vi o jogo com os seus olhos e, é claro com a friaca que vc tava sentindo... na próxima partida vc tera surpresas melhores!!! bjs

Lilian Rapp disse...

Norminha não vou desistir não!! BEIJOS!

Postar um comentário

Total de visualizações de página